Espécies de Água Doce

Carpa-Dourada (Carassius auratus auratus): Clássico dos Aquários

Carpa-Dourada (Carassius auratus auratus): Clássico dos Aquários – Aquarismo Facil

Carpa-Dourada (Carassius auratus auratus): Clássico dos Aquários

A carpa-dourada (Carassius auratus auratus), também conhecida como peixe-dourado, é uma espécie clássica nos aquários. Originária da China, essa bela e colorida espécie pertence à família Cyprinidae.

Características

A carpa-dourada é amplamente conhecida pelo seu corpo achatado e alongado, sua coloração vibrante e suas diversas variações de padrões de cores. Sua popularidade entre os aquaristas se deve não apenas à sua beleza, mas também à sua facilidade de cuidado e manutenção.

Cuidados e Parâmetros Ideais

Esses peixes são bastante sociáveis e tendem a se dar bem com outros de sua espécie. Para um bom desenvolvimento e saúde, é importante manter o pH da água em torno de 6,5 a 7,5. A temperatura ideal para a carpa-dourada varia entre 20°C e 25°C, e a dureza da água deve estar em torno de 5 a 19 dH.

Expectativa de Vida e Tamanho

A carpa-dourada possui uma expectativa de vida significativa, podendo viver por até 10 a 15 anos, desde que sejam fornecidas condições adequadas de alimentação e ambiente. Quanto ao tamanho, esses peixes podem atingir de 15 a 25 centímetros quando adultos.

Tabela de Informações

NOME POPULAR Nome científico Família Origem Sociabilidade pH Ideal Temperatura Ideal (°C) Dureza da água Expectativa de vida (anos) Tamanho adulto (cm)
Carpa-Dourada Carassius auratus auratus Cyprinidae China Sociável 6,5 – 7,5 20 – 25 5 – 19 dH 10 – 15 15 – 25

No geral, a carpa-dourada é uma excelente opção para quem está começando no aquarismo ou busca trazer mais vida e cor para seu aquário. Com os cuidados adequados e um ambiente propício, esse peixe tende a ser resistente e proporcionar muita beleza e entretenimento aos seus donos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *